Scroll Top

Power BI e contratação de autônomo foram os destaques da semana

Nesta semana, o Setcemg realizou a sétima turma da capacitação “Power BI”. O curso foi realizado durante cinco dias, do dia 29/07 a 02/08 e, de maneira 100% prática, apresentando a ferramenta que permite a elaboração e fluxos de dados, relatórios empresariais e atualizações importantes do Power BI Desktop.

O Power BI é uma ferramenta gratuita da Microsoft que facilita o acesso a dados importantes da empresa de maneira rápida e eficaz, fornecendo insights para permitir decisões rápidas e informadas com relatórios interativos e dashboards personalizados e que podem ser compartilhados. “Trata-se de fazer uma análise de dados das informações das empresas, buscando-os no Excel, Word ou de um outro banco de dados, consolidando-os em uma tela e gerando gráficos fantásticos, de vários modelos, de maneira bem rápida e prática. A ferramenta permite ainda que os dados sejam publicados na internet e compartilhados com outras pessoas da empresa, facilitando o acesso em qualquer lugar, precisando apenas de um navegador e internet”, explica o facilitador do curso, o especialista em sistemas Maroni Gonçalves.

No dia 02 de agosto, o Setcemg realizou a capacitação “Contratação de motorista autônomo – agregado”, ministrada pelo assessor jurídico da entidade, Jefferson Rodrigues.

Voltado especialmente para profissionais de empresas transportadoras dos setores operacional, fiscal, pessoal e de recursos humanos que lidam diariamente com Transportadores Autônomos de Carga (TAC), a capacitação destacou conceitos importantes sobre a forma de prestação dos serviços dos motoristas profissionais de modo a adequar a operação, os custos e o faturamento aos termos da Lei 13.103/15, evitando passivos trabalhistas e fiscais, assim como os reflexos da reforma trabalhista na referida legislação.

A capacitação apontou fatos que evidenciam o vínculo empregatício, como a subordinação, dependência econômica, habitualidade, pontualidade e pessoalidade, além de falar sobre o piso mínimo de frete.

É preciso ter cuidado com todos os detalhes durante a contratação, para que fique bem claro os direitos e deveres de ambas partes. Por exemplo, ao contratar um motorista autônomo, providencie o contrato na modalidade respectiva: se for proprietário de um só veículo, o contrato se formará com a pessoa física; se for proprietário de mais de um veículo, o contrato será feito com a pessoa jurídica. No ato da contratação, é importante também informar que o autônomo tem liberdade de trabalho, assim ele poderá prestar serviços para quem quiser.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.