Power BI e contratação de autônomo foram os destaques da semana

Nesta semana, o Setcemg realizou a sétima turma da capacitação “Power BI”. O curso foi realizado durante cinco dias, do dia 29/07 a 02/08 e, de maneira 100% prática, apresentando a ferramenta que permite a elaboração e fluxos de dados, relatórios empresariais e atualizações importantes do Power BI Desktop.

O Power BI é uma ferramenta gratuita da Microsoft que facilita o acesso a dados importantes da empresa de maneira rápida e eficaz, fornecendo insights para permitir decisões rápidas e informadas com relatórios interativos e dashboards personalizados e que podem ser compartilhados. “Trata-se de fazer uma análise de dados das informações das empresas, buscando-os no Excel, Word ou de um outro banco de dados, consolidando-os em uma tela e gerando gráficos fantásticos, de vários modelos, de maneira bem rápida e prática. A ferramenta permite ainda que os dados sejam publicados na internet e compartilhados com outras pessoas da empresa, facilitando o acesso em qualquer lugar, precisando apenas de um navegador e internet”, explica o facilitador do curso, o especialista em sistemas Maroni Gonçalves.

No dia 02 de agosto, o Setcemg realizou a capacitação “Contratação de motorista autônomo – agregado”, ministrada pelo assessor jurídico da entidade, Jefferson Rodrigues.

Voltado especialmente para profissionais de empresas transportadoras dos setores operacional, fiscal, pessoal e de recursos humanos que lidam diariamente com Transportadores Autônomos de Carga (TAC), a capacitação destacou conceitos importantes sobre a forma de prestação dos serviços dos motoristas profissionais de modo a adequar a operação, os custos e o faturamento aos termos da Lei 13.103/15, evitando passivos trabalhistas e fiscais, assim como os reflexos da reforma trabalhista na referida legislação.

A capacitação apontou fatos que evidenciam o vínculo empregatício, como a subordinação, dependência econômica, habitualidade, pontualidade e pessoalidade, além de falar sobre o piso mínimo de frete.

É preciso ter cuidado com todos os detalhes durante a contratação, para que fique bem claro os direitos e deveres de ambas partes. Por exemplo, ao contratar um motorista autônomo, providencie o contrato na modalidade respectiva: se for proprietário de um só veículo, o contrato se formará com a pessoa física; se for proprietário de mais de um veículo, o contrato será feito com a pessoa jurídica. No ato da contratação, é importante também informar que o autônomo tem liberdade de trabalho, assim ele poderá prestar serviços para quem quiser.

Posts Relacionados

Deixe um comentário