Agnaldo Filho: “A resiliência sempre foi um diferencial nos transportadores”

Responsável pela movimentação de mais de 65% de toda a produção brasileira, o transporte rodoviário de cargas tem se mostrado cada vez mais importante na vida das pessoas e na economia do país. Afinal, mesmo em um ano atípico como este, o setor não parou e seguiu abastecendo as cidades e a população.

Hoje, 17 de setembro, celebramos o Dia do Transportador. E para homenagear essa categoria empresarial que acredita no futuro e trabalha com protagonismo, trazemos uma mensagem positiva de quem tem uma história inspiradora.

O Setcemg conversou com Agnaldo de Souza Filho, CEO da Expresso Nepomuceno, empresa prestes a comemorar 61 anos de história e que figura entre as 10 maiores transportadoras do país.

O executivo destaca que com profissionalismo e foco na produtividade e inovação, nosso segmento sairá fortalecido.

Confira!

Criada na cidade de Lavras (MG), no Campo das Vertentes, no dia 13 de outubro de 1959, a Expresso Nepomuceno foi fundada por Agnaldo de Souza, atual presidente de honra da companhia.

Ao longo da trajetória de quase 61 anos no mercado, a empresa adquiriu experiência, conquistou parcerias e a confiança dos colaboradores. Atualmente, possui 22 filiais e 27 pontos de apoio espalhados pelo país, conta com mais de 5 mil colaboradores e possui uma frota de mais de 4 mil veículos e equipamentos para atender os segmentos automotivo, químico e petroquímico, florestal, sucroenergético, agronegócio, alimentos e bebidas, indústria em geral e locação.

Associada do Setcemg, a empresa é motivo de orgulho para a entidade e para todo o setor e é contando a história dela e fazendo um breve bate-papo com o presidente que homenageamos todos os transportadores nesse 17 de setembro.

Inspire-se e tenha um feliz Dia do Transportador!

Mini-entrevista – Agnaldo Filho, CEO

A Expresso Nepomuceno é uma empresa fundada há mais de 60 anos e passou por diversos momentos críticos da nossa economia. Como você resume a trajetória da empresa para ela não apenas sobreviver, mas crescer e se tornar uma referência no setor?

Nossa história iniciou com nosso pai efundador, Agnaldo de Souza, que hoje com seus 88 anos é o nosso Presidente de Honra.

Mesmo com a família sempre à frente na administração, mantivemos sempre uma excelente relação familiar/profissional que foi fundamental para o nosso crescimento/sucesso. Ao longo destes 60 anos tivemos a felicidade de ter pessoas aqui dentro que sempre agiram e agem com atitude de dono e que entendem que nossos clientes são a base de sustentação do nosso negócio.  Nossa visão de se consolidar de forma sustentável como a melhor entre as maiores empresa de transporte do Brasil nos motiva, direciona e nos dá sustentação nos momentos mais críticos do mercado.

Qual o segredo para um gestão familiar bem-sucedida?

Hoje, a diretoria-executiva é formada por dois sócios, sendo um CEO (Agnaldo Filho), um Diretor Operacional (o irmão, Agnésio de Souza) e dois executivos que iniciaram suas carreiras na Expresso Nepomuceno e estão conosco há mais de 15 anos (Ricardo Braghiori e Gustavo Pereira).

O trabalho em família é sempre mais desafiador, pois temos que garantir o profissionalismo empresarial sem afetar o lado familiar. No entanto, nosso histórico é muito positivo. Já tivemos períodos onde todas as quatro diretorias eram lideradas por irmãos. O respeito dentro e fora da empresa, regras bem definidas, cumprimento do que é acordado e harmonia são fatores que direcionam para uma gestão familiar bem sucedida.

Como a empresa está enfrentando esse ano tão desafiador?

Como a maioria das empresas também tivemos impactos, mas que foram amenizados devido à nossa diversificação de segmentos e regiões de atuação no transporte. Alguns segmentos mantiveram ou até aumentaram o seu número de viagens e isso acabou equilibrando nosso volume de transporte.

Quais as suas perspectivas para o setor no próximo ano?

Nossas perspectivas são bastante positivas. Os dois últimos meses já deram sinais de uma recuperação mais rápida do que o esperado. E, considerando as ações e mudanças propostas pelo governo, como as reformas Administrativa e Tributária, entendemos que 2021 já inicia uma retomada sustentável.

Aproveitamos este momento para acelerar processos de melhorias e inovação na empresa e também avaliar novas oportunidades no nosso de negócio.

Qual mensagem você deixa para os transportadores para o Dia do Transportador de um ano tão atípico como esse?

A relevância do transporte tem ficado cada dia mais evidente e reconhecida pelos governos e pela sociedade. Esse reconhecimento é muito bom para os transportadores, mas também traz junto uma responsabilidade ainda maior quanto aos impactos das nossas ações nos âmbitos sociais e ambientais.

A resiliência sempre foi um diferencial nos transportadores e este momento tem mostrado muito disso. Com uma gestão forte no financeiro, nas nossas pessoas e foco na produtividade e inovação nosso segmento vai sair fortalecido.

Confira abaixo o vídeo institucional da Expresso Nepomuceno. Saiba mais sobre a empresa no site www.expressonepomuceno.com.br e acompanhe suas ações no Facebook, LinkedIn, Instagram e Youtube!

Posts Relacionados

Comentários (1)

CAMILA RIBEIRO DE CARVALHO

Tenho orgulho de trabalhar nessa empresa e ter a oportunidade de aprender tanto com os diretores, que fazem questão de estarem próximos e abertos aos colaboradores.

Deixar um comentário